sábado, 1 de novembro de 2014

I Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II - Encerramento


O dia 1º de novembro de 2014 foi marcado por emoção, pois foi o encerramento de um longo trabalho... muito mais gratificante que cansativo. Deixará saudades.


Eu estava extremamente emocionado... quem não estava?


Nosso amigo Robert Brasil doou estas obras de arte para o Prêmio Agenor Miranda.


Eliete Ana, Pedagoga, Técnica Administrativa do CPII, foi homenageada por sua militância política e pedagógica.


A docente Jurema também recebeu o prêmio. Ela foi professora de Roberto Adão, hoje professor do campus Niterói.


Nossos convidados para a Mesa Redonda em homenagem a Carlos Alberto Oliveira dos Santos, autor da Lei nº 7437/1985, conhecida como Lei Caó, que torna crime o racismo no Brasil:

Azoilda Loretto Trindade, Amauri Pereira Mendes e Carla Lopes


Foi um momento de aprendizado, de homenagens e de muita emoção. Não dá pra contar... só vendo por aqui!

Vamos nos encontrar de novo em Outubro/2015!

Obrigado!

sábado, 18 de outubro de 2014

I Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II - Abertura

Nosso campus sediou dois dias do I Circuito, organizado pelo NEAB, contando com a participação efetiva de companheiros de outros campus (Natasha Mendes/Tijuca I, Fabiana Lima/Engenho Novo II e a coordenadora Alessandra Pio).

Esse Circuito foi pensado a partir das demandas percebidas pela coordenação do Núcleo, em visita aos campus do CPII. Atendendo ao chamado da equipe, participamos de diversas reuniões até encontrarmos a forma de atender às demandas com os recursos disponíveis.

O convite foi feito à todos os segmentos da escola.

A programação para a abertura:



A programação completa:





As fotos do dia 18/10/2014 podem ser acessadas por este link.

Todas as fotos do evento também estão disponíveis, por aqui.




sexta-feira, 5 de setembro de 2014

I Conferência Conexão de Rodas na Rua

Com o apoio da coordenação do NEAB pude, em parceria com a equipe do Projeto Kabula (Ana Oliveira e Mestre Carlão), trazer um saber ancestral afro-brasileiro para o campus Centro. A I Conferência Conexão de Rodas na Rua, que foi um evento organizado por mestres de Capoeira Angola para trazer ao Brasil o Mestre João Grande, discípulo do saudoso Mestre Pastinha na arte da capoeira.



A matéria abaixo foi extraída da página oficial do Colégio, e pode ser acessada pelo link.

A força da capoeira tomou conta do Campus Centro na noite desta quinta-feira, 04/09, com a abertura da I Conferência Conexão de Rodas na Rua. O evento contou com a presença do Mestre João Grande e reuniu capoeiristas em uma grande roda. A Conferência foi trazida para o Colégio Pedro II através de uma parceria do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) do CPII com o grupo Conexão Carioca de Rodas na Rua e o projeto Kabula.
Durante a palestra de abertura do evento, Mestre João Grande relembrou os ensinamentos de seus mestres, compartilhou com o público suas experiências e destacou o que entende como a essência da capoeira. “A força da capoeira vem da natureza, dos animais, do movimento das águas e da terra. A capoeira é educação. Cada dia temos uma coisa diferente para aprender e para ensinar para nossos alunos”, afirmou.

Para Alessandra Pio, coordenadora do Neab, a realização da conferência nos espaços de uma instituição de ensino tradicional como o Colégio Pedro II foi um grande marco para reforçar a disseminação e valorização da cultura de matriz africana nas escolas. “Existe um conhecimento que é reverenciado por nossa ancestralidade, mas pouco tocado pela Academia. É isso que queremos fazer”, ressaltou.
Presente na palestra, Oscar Halac, reitor do CPII, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelo Neab e da presença do Mestre João Grande. A abertura do evento contou ainda com a participação do professor de História Matias Assunção e do antropólogo Milton Guran.
Após a palestra de abertura, o público pode participar e assistir a uma grande roda de capoeira.

Oficina gratuita de capoeira para alunos
O domingo, 7/09, será um dia de atividades dedicadas aos alunos do Colégio Pedro II, que poderão participar gratuitamente de oficinas de capoeira, além e conferir exposições, projeções e apresentações de dança. Para participar das oficinas, é preciso se inscrever com 30 minutos de antecedência.

Confira a programação:
07/09
10h-12h – Capoerê
14h – Roda de encerramento
17h-20h - Confraternização



Grandes mestres de Capoeira Angola se reúnem no campus Centro.



Mestre João grande mostrando a que veio!



Mulheres mostrando que a capoeira também abriu o debate contra o sexismo.


Capoeiristas, professores e alunos, no primeiro dia.


Momentos da grande roda de saberes. Na ancestralidade negra, o conhecimento é repassado assim: em rodas de conversa, onde os mais novos aprendem pela experiência dos mais velhos.



Movimento, observação, consciência, respeito, aprendizado.


Conversas antes da exibição.



O Mestre João Grande.



O antropólogo Milton Guran fala sobre sua experiência de saberes com a capoeira e com o Mestre João Grande.

Alunos, servidores e visitantes, assistindo a apresentação.

O Magnífico Sr. Reitor, Oscar Halac, abrindo o evento.


Em detalhe, a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, NEAB. Ao lado, o reitor admirando a vivacidade do Mestre João Grande.


Momentos de profunda reverência à ancestralidade negra no Colégio Pedro II.